PARA DEFENDER O REBANHO DOS LOBOS

PARA DEFENDER O REBANHO DOS LOBOS PROCLAMAMOS A PROFISSÃO DE FÉ ANTILUTERANA

 

Aqueles que querem proteger as ovelhas, para não perdê-las devem alertar contra os lobos. Uma vez tudo era feito para proteger contra os erros. Lemos a Profissão de Fé Antiluterana que foi promulgada pelo Papa Pio IV em 1564, na conclusão do Concílio de Trento.

A primeira parte lembra o Credo, a segunda é uma resposta precisa ao luteranismo.

 Eu N…. Com certeza de fé acredito e professo tudo e individualmente o que está contido no símbolo de fé usado pela Santa Igreja Romana, ou seja:

  • Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
  • Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram criadas. Para nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus, e se encarnou pelo Espírito Santo se encarnou no ventre da Virgem Maria e fez-se homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia conforme as Escrituras e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim.
  • Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, ele que falou pelos profetas.
  • Creio na Igreja, uma santa católica e apostólica.
  • Professo um só batismo para a remissão dos pecados.
  • Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir.

Amém.

  • Admito e aceito firmemente as tradições eclesiásticas e outras observâncias e constituições da própria Igreja.
  • Admito também as Escrituras Sagradas de acordo com a interpretação que deu e dá a Santa Madre Igreja, que é responsável por julgar o significado genuíno e a interpretação das Escrituras Sagradas, nem jamais entenderei e interpretarei, exceto de acordo com o consentimento unânime dos padres.
  • Confesso também que existem sete verdadeiros sacramentos da Nova Lei instituídos por Jesus Cristo nosso Senhor e necessários, embora não todos, para a salvação da raça humana, ou seja: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio; e que eles infundem graça, e que o batismo, confirmação e ordem não podem ser repetidos sem sacrilégio.
  • Também aceito e reconheço os ritos admitidos e aprovados pela Igreja Católica para a administração solene de todos os sacramentos listados acima.
  • Acolho e aceito em todas as partes tudo o que foi definido e declarado no Sacrossanto Concilio de Trento sobre o pecado original e a justificação.
  • Da mesma forma acredito que na missa é oferecido a Deus um sacrifício verdadeiro, próprio e propiciatório para os vivos e os defuntos, e que no Santíssimo Sacramento da Eucaristia há verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a Alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, e que a conversão de toda a substância do pão em corpo e de toda a substância do vinho em sangue a qual conversão a Igreja Católica chama de transubstanciação.
  • Confesso também que sob uma espécie se recebe Cristo intacto e um verdadeiro sacramento.
  • Acredito, sem hesitação, que o Purgatório existe e que as almas presas lá são ajudadas pelos sufrágios dos fiéis; da mesma forma, então, devemos venerar e invocar os santos que reinam com Cristo, que eles oferecem suas orações a Deus por nós e que suas relíquias devem ser veneradas.
  • Declaro firmemente que as imagens de Cristo e da sempre Virgem Mãe de Deus, bem como dos outros santos, podem ser retratadas e consideradas e que a elas devem ser dadas a devida honra e veneração.
  • Também afirmo que, por Cristo, o poder das indulgências foi conferido à Igreja e que seu uso é de maior utilidade para o povo cristão.
  • Reconheço a Igreja Romana Santa, Católica e Apostólica como mãe e mestra de todas as Igrejas, e prometo e juro obediência ao Pontífice Romano, sucessor de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos e Vigário de Jesus Cristo.
  • Ainda aceito e professo, sem dúvida nenhuma, todas as outras coisas ensinadas, definidas e declaradas pelos cânones sagrados e, em particular, pelo sacrossanto Concilio de Trento e ao mesmo tempo também condeno, rejeito e anatematizo todas as doutrinas contrárias e qualquer heresia condenada, rejeitada e anatematizada pela Igreja.
  • Eu N…. Prometo, me comprometo e juro, com a ajuda de Deus, manter e preservar tenazmente intacta e imaculada até o último suspiro de vida essa mesma verdadeira fé católica, fora da qual ninguém pode ser salvo, que agora espontaneamente professo e admito com convicção, e para obter, tanto quanto é em mim, que seja considerado, ensinado e pregado a quem é a mim sujeitos e àqueles cujo cuidado será confiado a mim em meu ministério: assim faço voto, assim prometo e juro.

Assim me ajude Deus e esses santos evangelhos de Deus.